Publicado por: A Ovelha Perdida | 2 de Abril de 2011

Um terço das mulheres do mundo dá à luz sem auxílio

A ONG britânica ‘Save the Children’ divulgou hoje o seu relatório anual, que avança que, a nível mundial, uma em cada três mulheres dá à luz sem a ajuda médica.

O relatório estima que se houvesse mais 350 mil parteiras no mundo seria possível salvar a vida de 1 milhão de recém-nascidos por ano, avança a BBC.

Enquanto que na Grã-Bretanha apenas 1% das crianças nasce sem que o parto seja assistido, essa percentagem sobe para 94% das crianças na Etiópia e para 76% no Bangladesh.

Save The Children pressiona tanto a ONU, como os governos de países desenvolvidos que doeam ajuda humanitária para que apoiem e financiem o treino de mais pessoal especializado em partos.

De acordo com o relatório, a asfixia ao nascer é responsável por mais mortes entre os recém-nascidos do que a malária e é um problema que pode ser evitado «com a prática e o equipamentos certo», basta «monitorizar a frequência cardíaca do feto e aprender a identificar problemas durante o parto».

No total a Save the Children calcula em 48 milhões o número de mulheres que, anualmente, dão à luz sem auxílio adequado, aumentando os riscos de morte tanto da mãe quanto do recém-nascido.

O Afeganistão é apontado como o pior país do mundo para se ter dar à luz. Nesse país flagelado pela guerra, a taxa de mortalidade infantil é de 52 a cada mil nascimentos vivos, sendo que 20% dessas crianças morre antes de completar cinco anos.

Muitas dessas mortes são ocasionadas por práticas tribais, como colocar os recém-nascidos no chão para espantar maus espíritos, o que comprota o risco de infecções.

Fonte: SOL.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: