Publicado por: A Ovelha Perdida | 17 de Setembro de 2010

UNICEF: mortalidade infantil caiu um terço

O número de crianças que morrem antes de completar 5 anos caiu um terço nos últimos vinte anos. Segundo avança a UNICEF, desde 1990 passou-se dos 12,4 milhões para o valor registado em 2009, de 8.1 milhões de crianças a morrerem antes dos 5 anos.

As estimativas revelam que a taxa de mortalidade infantil até aos cinco anos no mundo passou de 89 óbitos por mil nados vivos, em 1990, para os 60, em 2009.

Para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), os dados sugerem que menos 12 mil crianças morrem atualmente por dia, comparativamente com 1990.

Apesar da quebra, a Unicef alerta, contudo, que continuam a morrer 22 mil crianças menores de cinco anos, por dia, e cerca de 70% dessas mortes ocorrem no primeiro ano de vida da criança. Índia, Nigéria, República Democrática do Congo, Paquistão e China são os países que mais contribuem para estes números.

De acordo com um artigo publicado na revista Lancet, e citado pela agência Reuters, os países que avançaram no combate à mortalidade infantil fizeram-no graças a uma rápida expansão na saúde pública e nos serviços de saúde, como vacinações, amamentação, suplementos de vitamina A e oferta de água potável.

Fonte: Boas notícias.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: