Publicado por: A Ovelha Perdida | 10 de Julho de 2010

Quando o tudo ainda é muito pouco

A Sandra nasceu em Portugal mas é africana e negra. Tem 32 anos, uns olhos meigos, um sorriso sincero mas sofrido e uma forma de estar educada, inclusive uma certa dose de timidez que a caracteriza.
O João, que é branco, conheceu a Sandra e apaixonaram-se. Ele trabalha na construção civil e ela naquilo que aparece, entre um restaurante e um call center.
Têm vivido em quartos alugados mas a Sandra engravidou e nasceu uma bebé amorosa, a Margarida, pelo que agora já não podem viver da mesma maneira.
Chegaram ao SOS Bebé a pedir apoio. Neste momento nem a Sandra nem o João têm trabalho nem subsídios ou quaisquer apoios. Uns amigos que foram para a Suíça cederam-lhes o apartamento na condição de eles depositarem o valor da amortização do empréstimo que essa amiga paga ao banco. Este acordo foi assumido quando ambos ainda tinham trabalho, mas agora não podem pagar nem deixar atrasar.
No dia em que os vi, os olhos da Sandra não tinham brilho e estavam inchados, certamente depois de verterem imensas lágrimas.
Doeu-me a alma.
Quando o infortúnio bate à porta de alguém que tem uma família, em princípio poderá sempre contar com algum apoio, mas aqui não é o caso. Estão entregues a si próprios e à sua sorte.
Há dramas na nossa cidade que só quem anda no terreno se apercebe, ao tomar contacto com a dura realidade. E quando assim é, torna-se impossível que não nos doa a alma.
O que é que se pode dizer num caso destes a não ser tentar que as pessoas não percam a esperança?
O que é que se pode fazer em favor das pessoas que estão nesta situação a não ser tudo o que estiver na nossa mão?
E o que fazer quando tudo o que está à nossa mão ainda assim é insuficiente para ajudar a minorar estes autênticos dramas pessoais e familiares?

Fonte: Susete Lino, O Setubalense, 28/6/10.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: